Produtos especiais dessa época são as castanhas, alguns grãos secos (como ervilhas, feijão) e os funghis, para ter uma idéia, onde passeando aqui pelo bairro colhemos quilos de castanha e encontramos funghis pelo meio da estrada, isso porque não estavamos procurando nada. Também é utilizada muita carne suína, principalmente as conservadas, como linguiças e pancetta.
Depois dessa breve introdução, vamos ao menu do dia: Antipasto - Pallette con funghi e salsiccia uma polenta de funghi com linguiça, utilizamos para a polenta uma farinha de milho especial, se chama farinha de 8 gomos, é um tipo de milho muito rústico, que só é encontrado aqui na Toscana, em algum lugar da America do Sul (não souberam me explicar onde) e no Japão, parece uma farinha de milho integral, mas pode usar a farinha de milho normal, com um molho que fizemos o de funghi, por ser tradicional, mas pode ser qualquer um, frango, ragu de carne, qualquer coisa!
Fizemos dois primeiros pratos, o primeiro um parpadelle di farina di castagne con salsa rustica, ou seja, na massa foi utilizada farinha de castanha e farinha normal e o molho foi um molho rústico, que era possivel ver os ingredientes que foram usados, inclusive canela em pau e grãos de pimenta inteira.
A farinha de castanha é adocicada, antigamente essa farinha era consumida como base da alimentação em muitas famílias pobres da região, pois a quantidade de castanha aqui é muito abundante. Hoje é um produto caro, apesar da abundancia! Como ela é adocicada hoje é muito mais utilizada para doces, mas antigamente eram feitos pães a base dessa farinha, uma "tortilha" que é servida com ricota.
O outro segundo prato que fizemos foi uma sopa de ervilha seca, nada de mais, mas saborosa!
De segundo prato fizemos um brasato di Manzo com funghi porcini, é um lagarto cozido lentamente com legumes e vinho, gostoso, muito parecido com o lagarto Brasileiro, sem contar com o funghi é claro!
De sobremesa um doce tradicional feito com farinha de castanha, que não leva nenhum açúcar, pois a farinha de castanha já é muito doce, segundo conversamos na aula de italiano, é preciso um pouco de habito para comer esse doce, não é ruim, mas também não é bom, mas os italianos são loucos por isso... também é servido com ricota para contrastar com o sabor da castanha!
É mudou bastante o cardapio... chegando o friozinho comendo mais e andando menos... hehehehe
ResponderExcluirBeijo