Para quem gosta de um pouco da história da gastronomia, como eu, hoje foi um dia recheado de história e sabores...
A cozinha que fizemos hoje é tradicional da Liguria, que tem como sua principal cidade Genova, e desta cidade vem o prato mais famoso (ou um dos) da italia, O PESTO A GENOVESE. Ou pelo menos é o que a maioria das pessoas acreditam. Segundo alguns estudos, a primeira aparição na história de caracteristicas que o Pesto era feito, é datada de 1700, adivinha de onde? De Lucca. Portanto o Pesto a genovese deveria ser pesto lucchese!!! Vou explicar melhor essa história:
Foram descobertas algumas listas de compra que pediam pecorino, mangericão, azeite e pinoli, nas exatas quantidades que se usa para fazer o pesto, mas que a primeira receita realmente escrita foi encontrada em 1850 ai sim em Genova, portanto o pesto é Genovese!
Bom, voltando um pouco a aula, não fizemos o pesto a Genovese, porque já foi feito outras vezes, e não existe nenhuma tecnica nova a ensinar! Mas fizemos muitas coisas gostosas.
De antipasto fizemos uma Torta Pasqualina, que como o próprio nome já diz, é uma torta tradicional da época de Pascoa. É uma massa classica desta região feita sem ovos, e é feita muito fina, e intercala massa com azeite, e massa e azeite, por diversas vezes, formando como um mil folhas, depois recheio, mais camadas de massa e azeite. Depois de fechada, é assoprada. Segundo a tradição católica, deve ter 33 camadas de massa e azeite, como a idade de Jesus quando morreu.
De primeiro prato fizemos um pansotti (mesma coisa que ravioli) com salsa di noci (molho de nozes). Na liguria o principal molho de macarrão crú é o pesto, o segundo é esse molho de nozes, com brodo, azeite e salsinha. Muito bom!!!
Um outro primeiro prato que fizemos foi uma sopa de alface recheado de carnes, todos os tipos de carne, até teta de vitela, sim, teta, seio, como quiser chamar. Antigamente não se jogava nenhuma parte do animal fora, assim como nossa feijoada usa partes diferentes do animal, nos pratos realmente tradicionais da Liguria também.
De segundo prato fizemos o Tomaxelle, é um dos poucos pratos da liguria, principalmente da área de campagna, que se usa carne bovina, por conta na falta de matéria prima do local. Nada mais é do que carne recheada de carne.
Depois de sobremesa fizemos uma Torta Stroscia, que é um bolo, bem normal, mas com duas caracteristicas, não usa manteiga e usa vinho marsala. Não usam manteiga pelo fato de não ter animais produtores na região e também pela grande quantidade de azeite produzida, normalmente as pessoas fazem elas mesmas o próprio azeite com a plantação de azeitona que tem no próprio jardim. Esse bolo é servido com crema chantilly (não é igual ao nosso chantilly, e sim 50% de creme de leite batido com açucar e 50% de crema pasticiera).
Sempre é bom fazer pesto!!!! Mas parecem muito gostosas os outros pratos!
ResponderExcluirBeijo