No dia 15, ontem, tivemos aula com um chef da Liguria, então tivemos muitos pratos tradicionais dessa região, e também muitos produtos típicos, se usa muito peixe.
Fizemos de antipasto um Cappon magro scomposto - cappon é um tipo de peixe, magro significa que não tem carne, antigamente, quando estava com falta de peixe, no eles faziam uma grande salada com legumes e salsa verde, e um pouco de peixe só para enganar, por isso o nome magro! é este prato abaixo:
Da Liguria também é tradicional o pesto a genovese, igualzinho o do nonno... uma modernização deste molho agora é colocar um pouco de coalhada e deixa o molho mais "fofo" bem gostoso...
Fizemos também um sorvete, com frutas vermelhas e zabaione....
Hoje fizemos comida tradicional da toscana, com fortes influências de Lucca...
Como antipasto fizemos Verdure ripiene vegetariane, são verduras recheadas com seu próprio recheio, porem bem temperado com farinha de rosca, parmesão e pecorino. Fizemos abobrinha, tomate, batata e funghi, servido com uma saladinha!
Fizemos um Tortelli classici (di Lucca) al ragù di carne (molho bolognesa) o recheio do tortelli vai carne bovina, suína, frango e mortadela.
Uma curiosidade sobre esse recheio é que tradicionalmente era assados diversos tipos de carne no domingo, as sobras dessas carnes eram moídas e unidas com o pão molhado que tambem havia sobrado do domingo e se fazia algumas comidas para a semana, como o recheio da massa ou porpetas...
Depois fizemos uma sopa de farro, classica de Lucca, muito boa tbm..
De segundo prato fizemos um carre suino com cebolinhas agridoces. o carré suino era coberto com bacon!!!
fizemos de sobremesa um pão doce de Lucca, que vai bastante uva passa e anis, bem gostoso, mas tivemos alguns problemas com o fermento, então não cresceu da forma correta, so no pictures!!!
Uma curiosidade: Finocchio significa tanto erva-doce como uma giria para viado, existem duas explicações para esse fato, não sei a veracidade dessas historias, mas foi o que me foi contado:
1ª hipotese: antigamente era proibido por lei ser homossexual, caso algum homem fosse descoberto, era queimado na fogueira em praça pública, mas como era uma vergonha muito grande, ninguem queria limpar os restos mortais, entao colocava-se muita erva-doce proximo ao corpo para que o cheiro não ficasse tão ruim.
2ª hipotese, muito menos nojenta que a primeira: a planta erva-doce existe macho e femia, porem é muito difícil reconhecer visualmente assim como é dificil reconhecer se um homossexual é homem ou mulher.
São duas historias que eu ouvi aqui, nao sei qual é verdadeira, nem se alguma das duas é.. mas achei interessante
Não somente pratos lindos e saborosos, temos cultura mediterrânea também!!! Está muito chique isso aqui!!! =)
ResponderExcluir