quarta-feira, 23 de março de 2011

Ponte Vecchio - um pouco de história

Hoje a Ponte Vecchio é o meu caminho da roça, devo atravessá-la todos os dias para poder ir ao trabalho ou fazer qualquer coisa. É um ponto turístico lindo, com muitas lojas de ouro e jóias. De sábado eu preciso sair 5 minutos antes de casa porque a quantidade de turistas que existe no local é tão grande que me faz lembrar a Ladeira Porto Geral, um pouco antes do Natal. hehehe


Mas nem sempre foi assim. Até o ano de 1593 a ponte era utilizada para venda de carne e peixes, produzindo assim um cheiro terrível no local, que utilizavam o Rio Arno, como "cesto de lixo" jogavam todos os restos dos animais e carnes apodrecidas no rio.

Como a Ponte Vecchio é construída sobre o ponto mais estreito do Rio Arno, foi palco de diversos alagamentos e era também um dos pontos mais "frágeis" de Firenze, em relação a ataques de outros povos. Portanto, juntando o perigo de ataques à cidade, a grande quantidades de facas, facões, diversos itens cortantes e o mal cheiro que existia na ponte, os nobres construíram uma passagem acima da ponte (como se pode ver na foto abaixo) que liga o Palazzo Pitti à Galeria Uffizzi, que hoje se encontram uns dos museus mais importantes da cidade.


É impressionante pensar, que como um local hoje tão chique, tão famoso, já foi um local tão desprezado pelos nobres, ao ponto de construir uma outra passagem para não ter que submeter a passar pela ponte.

Um comentário: